terça-feira, 26 de junho de 2012

Chega ao fim mais um ciclo...


Por Clarissa Moura

No início de cada novo ciclo (semestre) pensamos que este vai demorar a passar, que as atividades estabelecidas serão impossíveis de serem realizadas, ou que tempo vai nos sobrar para fazermos algo a mais, diferente, não condicionado. Muitas são as espectativas ao início de cada semestre, e muitas delas, as vezes tornam-se frustadas ou surpreendidas. 

No momento que nos deparamos com a “Avaliação Institucional” ao final destes períodos, nos vem a cabeça... “como foi este semestre, o que avaliar?” A tendência é pensarmos naquelas expectativas que alimentamos ao longo destes meses, ou aquelas que nos fez entrar nesta vida acadêmica e acabamos, na maioria das vezes, não obeservando que esta ou aquela disciplina estava nos proporcionando... Nem sempre o que esperamos vai acontecer, mas às vezes o que acontece acaba sendo muito melhor do que aquilo que estávamos esperado.

Esta disciplina de Produção em Telejornalismo II, foi assim para mim... Algumas coisas que eu imagina não aconteceram, porém, outras muito melhores foram proporcionadas. Penso que na vida acadêmica, devemos estar sempre abertos ao “novo”, ao diferente ou mesmo ao inovador. Quebrar padrões, paradigmas ou regras, isso é que faz eu ser tão apaixonada pelo Jornalismo e pela Comunicação. Ao pensar em “Produção em Telejornalismo II”, imaginei a tradicional bancada da TV, com o fundo azul e nós sentados de blayser dizendo “Bom dia... o jornal fulano de tal está no ar”.... Tamanha foi minha surpresa no momento em que no primeiro dia de aula, foi proposto a produção de “Programas jornalísticos” e não “Telejornais” de bancadas. 

Mil ideias acenderam em minha cabeça, “opa... a coisa vai ser diferente e pelo visto bastante prazeirosa também”. Iniciaram as produções do programas, pensamos temas, discutimos formatos, nomes e enfim chegamos ao “EU ACREDITO”, que se transmou em um Programa, uma TV, um blog, redes sociais, foto novela, e tudo mais que nossa imaginação pode dar vazão. Nele experimentamos novos formatos de jornalismo, novos formatos de edições, novos formatos de apresentação e de matérias, NOVO tudo NOVO!!

Em alguns momentos, confesso que vi meus colegas, assim como eu, sobrecarregados tentando dar conta das edições, finalizando as artes, correrias com câmeras e que em alguns momentos até pensei “tá puxada a coisa, não precisava tantos programas”. Mas hoje, ao final desta disciplina, encaro isso como “foram fundamentais todas estas edições, e que bom seria se tivéssemos tempo de ter mais”. Falo isso, pois estou com muito pesar, e triste mesmo de estar concluindo minha última disciplina de TV, queria mais MUUITOOO mais, mas nosso curriculo não comporta mais carga horária para estas disciplinas. Digo isso, pois mesmo com todos estes ensinamentos, todas estas maravilhosas oportunidades de experimentar o novo o diferente, hoje não me sinto em condições de concorrer a uma vaga na televisão, mesmo depois de formada... 

Tive contato sim, durante estas disciplinas, com edição, produção, direção e apresentação, bem “metida” experimentei de tudo, todas as funções, tomei conhecimento e aprendi grande parte delas, mas ainda assim me sinto extremanente insegura com o assunto é prática, vivência... É meus amigos, e a este final, percebo que isso, só a vida profissional que vai nos dar. E para isso precisamos ter coragem para tentar! Nossos caminhos daqui pra frente, não sabemos, mas quando as oportunidades aparecem está aí o momento de "metermos as caras" e tenrarmos colocar este ensinamentos em prática. 

A conclusão deste ciclo de disciplinas de TV, só me fizeram refletir ainda mais sobre nosso papel como acadêmicos, e tirar como conclusão, que estamos aqui para aprender e pensar sobre, e que só a vida profissional é que vai nos proporcionar sermos completos....

Obrigada Fabi por tudo!!! Obrigada colegas por terem me “aturado” durante este semestre!! Foi muuuito bom fazer parte do programa EU ACREDITO!!!

Desejo que este nome nos acompanhe em nossas caminhadas!! Não deixemos nunca de ACREDITAR, seja na religião, na sorte, na política, na educação, no esporte ou mesmo nas lendas e mistérios da vida, e que cada um de nós tenha a oportunidade de parar, pensar e chegar a conclusão “Sou feliz porque EU ACREDITO”!!! 

Nenhum comentário: