quinta-feira, 24 de maio de 2012

O papel do produtor no telejornal

Por Marília Gehrke, produtora.

No Eu Acredito especial jornalismo exerci a função de produtora. Na discussão da pauta, sobre jornalistas que atuam na área há alguns anos e acreditam no que fazem, sugeri e contatei fontes. Na prática, fiz entrevistas e, juntamente com o cinegrafista Valmor Emmel, colhi o depoimento de dois cases. Conforme havíamos combinado, o material foi utilizado na matéria da repórter Jaqueline Gomes.

Antes de ser produtora, confesso que não havia pensado na importância que esse profissional tem dentro da equipe. A propósito, minhas suspeitas se confirmaram quando li um dos textos escritos por Ernesto Rodrigues no livro No próximo bloco...: o jornalismo brasileiro na TV e na internet. Em um dos capítulos, o autor enaltece as atribuições do produtor, um profissional que trabalha muito, mas é pouco reconhecido. 

O produtor, segundo Rodrigues, faz de tudo: esmiúça a pauta para o repórter, contata fontes, encontra bons cases e, se for o caso, empunha o microfone e vai atrás das sonoras necessárias para uma matéria. Pensando dessa forma, espero ter conseguido cumprir minha função à altura. Bem, o resultado já pode ser conferido na 4ª edição do Eu Acredito produzido pelo grupo 1. 

Nenhum comentário: